Bem Vindo ao Blog Tirinhas de Física!!!!!!

Aprender Física pode ser divertido e fácil...

Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de março de 2011

Curto-Circuito




Um Curto-Circuito é uma ligaçao de baixa impedância (ou resistência) entre dois pontos de potenciais diferentes. Essa ligação pode ser metálica quando se diz que há um curto-circuito franco ou por um arco elétrico, que é a situação mais comum, uma situação intermediária é a dos curtos causados por galhos de árvores, pássaros ou outros objetos que caem sobre as linhas de transmissão de energia elétrica. Na Tirinha acima a diferença de potencial existe entre os dois fios (fase e neutro), no entanto o ar existente entre os dois nao permite a passagem da corrente elétrica. Questões, ou indagações, podem ser levantadas a respeito da Tirinha: Porque os pássaros não estavam sendo eletrocutados antes de haver o contato entre ambos, se eles já estavam em contato com os fios? Porque quando eles se tocam passam a sofrer o choque-elétrico?

Todos, certamente, já observaram pássaros pousados sobre fios elétricos, encapados ou não, sem, no entanto, estarem levando choque-elétrico. Isso causa espanto à alguns e faz outros explicarem o fato com histórias mirabolantes e fictícias. Isso na verdade acontece porque o choque-elétrico somente ocorre se a corrente elétrica percorrer o corpo da pessoa ou do animal, ou seja, entra por um determinado local e sai por outro. A distância entre as patas dos pássaros é bem curta, não é suficiente para gerar uma diferença de potencial, necessária para haver corrente elétrica. Mas se o pássaro porventura encostar-se a outro objeto, como o poste, ou se for um pássaro grande o suficiente que a envergadura de sua asa toque outro fio, ou ainda, dois pássaros tocarem-se, estando um em cada fio, como na representação da Tirinha, estarão dessa forma "fechando um circuito", ou seja, ligando dois pontos de potenciais diferentes com uma resistência bastante baixa (o corpo do pássaro que é condutor de corrente elétrica).
O fato da resistêcia entre os dois potenciais ser de valor muito baixo faz com que a corrente alcance elevados valores (lei de ohm I=U/R)podendo causar faíscas, explosões, incêndios, etc.
Em regiões onde existem pássaros de maiores portes as redes de distribuição de energia elétrica sao construídas com os fios mais afastados, para evitar que os passáros promovam curto-circuitos.

Professor Dionei Rua

Um comentário:

  1. Seu blog ficou maravilhoso! Certamente vai contribuir muito nos planos de aula de Física. Parabéns pela sua criatividade! Vc é 10 guri! Bjs t adoro muito

    ResponderExcluir